25/10/2016

RESENHA: RUÍNAS DO TEMPO



O livro Ruínas do Tempo, do autor Jess Walter, figurou na primeira posição da lista de best-sellers do New York Times e também foi eleito um dos melhores livros de 2012 pelo The Washington Post e Amazon. É um romance que nos transporta para um mundo totalmente diferente entre o passado e o presente, é profundo e com certeza é um livro que não deve ser lido as pressas.

A história se inicia no ano de 1962, no litoral italiano de Ligúria. O jovem Pasquale, dono de um hotel da região, avista uma bela mulher se aproximando do vilarejo em um barco. Ela não é uma simples moça e sim uma estrela americana, a atriz Dee Moray, que está morrendo de câncer no estômago - até então. A partir daí a história vai intercalando com o presente e o passado, trazendo vários personagens muito bem trabalhados e desenvolvidos. Quando está no passado vai recorrendo sobre a linda história de amor e Pasquale e Dee, sobre como ela descobriu a verdade e como ele a deixou. Quando está no presente, a trama vai se desenvolvendo em torno de um senhor bem idoso que está procurando por uma misteriosa mulher em um estúdio de cinema, alegando que a viu pela última vez há décadas atrás, em seu hotel.

“Mas todas as jornadas não são atos de loucura? O que não está é o que realmente nos impulsiona”

Ruínas do Tempo é um livro intenso, tive certa dificuldade no começo para entender a desenvoltura da história, mas no final tudo se encaixou perfeitamente. A leitura se torna difícil se você não se dedicar a ela, pois é formada por vários personagens, todos eles, por sinal, bem construídos, que juntos dão todo o sabor a trama. 

"Tudo que temos é a história que contamos. Tudo que fazemos, cada decisão que tomamos, nossa força, fraqueza, motivação, história e caráter, o que nós acreditamos, nada disso é real; tudo é parte da história que contamos. Mas aqui está o detalhe: essa é a nossa maldita história!"

Todos os personagens tem uma importância avassaladora no enredo, desde Pasquale e seu amor desaparecido, como o produtor de cinema Michael Caine, responsável por "uni-los" novamente, sua assistente Claire, uma jovem impetuosa e idealista; Bender, um veterano de guerra que decidiu se tornar escritor e que na verdade só escreveu 2 capítulos do seu livro, o ator Richard Burton, um verdadeiro libertino e devasso, responsável pela cadeia de eventos que regem a trama e Dee Moray, uma linda atriz de cinema que teve uma reviravolta na sua vida. As histórias que mais me tocaram e emocionaram foram as de Pasquale e Dee Moray, por serem belas e levemente melancólicas. Estive a todo momento querendo saber o que acontecerá a eles e o porquê de muitas perguntas que me fazia enquanto eu lia, me trazendo ansiedade e curiosidade.

Em síntese, Ruínas do Tempo é um romance maduro, retrata a humanidade de seus personagens de forma nata, com todos os seus erros e acertos e além de tudo nos mostra a beleza da Itália, descrita em muitas partes. Não é um livro que mostra o amor como uma paixão avassaladora, pelo contrario algo bem pacífico e espirituoso. Jess Walter escreveu com maestria, além de nos trazer muita ousadia, inteligência e muitas reviravoltas irônicas. Recomendo, com certeza!

4 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler, parece ser muito interessante.Vou procurar!
    um beijo enorme ❤

    ResponderExcluir
  2. O enredo é muito interessante e a capa é lindíssima!
    Fiquei com vontade de ler essa obra sim.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por comentar.
Críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

© Blog JOB e Estilo - 2016. Todos os direitos reservados.Tecnologia do Blogger.