Uma mulher que é referência na bíblia pra mim e que me identifico é a Débora. Essa mulher que quebrou barreiras e paradigmas e transformou sua história, mostrando para nós, mulheres, que sim podemos enfrentar e superar o que a sociedade quer impor. O que mais gosto na história de Débora é que ela não se deixa abater ou ser intimidada por homens, mas vai corajosamente a frente e enfrenta a situação como deve ser.
AFINAL, QUEM ERA DÉBORA?
Esposa de Lapidote. profetisa e líder em Israel. Quebrou os paradigmas da época no qual uma mulher não poderia liderar nada, quanto mais uma nação, mas foi por causa dela que Baraque teve vitória militar contra Jabim, o rei cananeu. Ao contrário de Baraque que teve medo em enfrentar a guerra, Débora foi ousada e liderou, conforme diz:
" Baraque disse a ela: "Se você for comigo, irei; se não for, não irei". Respondeu Débora: " Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu medo, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher".
Que coisa mais linda de ser ler que Deus entregará uma cidade nas mãos de uma mulher, na liderança dela, não é verdade? Débora também compôs um cântico que relata os detalhes da guerra vitoriosa contra o poderoso inimigo de Israel (Jz 5.2-31).
LIÇÕES DA VIDA DE DÉBORA PARA MIM
Débora traz uma importante lição para nós mulheres do século XXI. Nós somos capazes de liderar, seja o que for, da mesma forma como os homens e as vezes até melhor. Mas o exemplo que tomamos não é só esse que ela nos ensina, mas que ela fez tudo isso sem abrir mão de sua vida em família e por escolha divina, comandou um povo. Nós também podemos ser como Débora, mas desde que não negligenciemos das nossas obrigações como esposa, mãe e mulher de Deus. É não deixar que as responsabilidades profissionais interfiram na nossa vida, desviando nossa atenção dos cuidados da nossa família ou do nosso relacionamento com o Senhor. Por isso, sejamos prudentes e sábias como Débora foi e vamos continuar revolucionando este mundo.