Depois dos dez mandamentos da Record acho que todo mundooo conhece um pouco da história e quem é miriã, não é verdade? Mas, se observarmos bem, Miriã vai muito além da irmã mais velha que ajudou o irmãozinho Moisés no Rio e é sobre ela que vamos retratar hoje.
QUEM ERA MIRIÃ?
Miriã foi a irmã mais velha de Moisés e Arão e desempenhou um importante papel durante o êxodo do povo israelita no Egito. Miriã era uma profetiza e liderou as mulheres de Israel na celebração pela vitória no Mar Vermelho.
"E Miriã lhes respondia, cantando: Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e seu cavaleiro. Êx 15. 20-21"
Porém, Miriã nem sempre quis estar na presença de Deus e teve um momento da sua vida que se rebelou contra a liderança de Moisés, mas Deus que tudo vê não deixou passar e como castigo por sua atitude ficou leprosa e para receber sua cura, ficou isolada sete dias fora do acampamento.
LIÇÕES A VIDA DE MIRIÃ PARA MIM
Miriã teve muitas características positivas; Era uma mulher ousada, destemida e foi grata a Deus, guiando o povo Israelita ao louvor a Deus pelo livramento. Mas, ela se deixou levar pela inveja e a soberba e isso nós não podemos ser como ela. Por sua atitude foi disciplinada por Deus, afim de que percebesse o erro que cometeu e assim não continuasse alimentando esses sentimentos negativos. Devemos trazer para nossa vida, que apesar de ser uma profetiza, Deus não deixou de corrigi-lá e assim é conosco. Toda vez que fizermos algo que desagrada ao Senhor haverá consequências por nossas atitudes, da mesma forma que Ele nos abençoa quando se agrada de nós. Deus é amor, mas também é Justiça.
Veja os outros posts sobre os 31 dias das mulheres: